domingo, 13 de janeiro de 2013

Enxoval dos Noivos

      (Fonte: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-436477098-kit-flores-enxoval-casal-queen-_JM)

H
á alguns anos era comum as mulheres começarem a montar seus enxovais antes mesmo de encontrarem os noivos. Ainda jovens, aprendiam a bordar e tricotar para preparar as peças para a casa, que futuramente, montariam, isso com a supervisão e ajuda da mãe, que muita vezes era a principal responsável na montagem do enxoval da filha.

Nos dias atuais, o que antes era tradição feminina virou mais uma das responsabilidades do casal, com participação ativa dos homens. A Jovem mudou e hoje quer arrumar sua própria casa sem tanta influência da mãe, e com mais envolvimento do noivo para ter a casa com a cara do casal.
Se antes os itens do enxoval ficavam engavetados por anos até o casamento da menina, hoje em dia não é bem assim. Afinal, ele precisa combinar com a decoração da novo lar dos pombinhos. O ideal é começar a preparar o enxoval, em média, seis meses antes do casamento, porque os noivos já sabem como serão os cômodos e têm tempo de decidir com calma antes da cerimônia se aproximar demais e isso acabar ficando de lado. Algumas pessoas gostam de comprar com mais antecedência, mas enxoval também tem moda. Depois de um tempo, você pode acabar deixando de gostar do que comprou. Por isso, se for comprar um ano ou mais antes do casamento, o ideal é optar por peças neutras como cobertores e jogos de banho clássicos, em tons pastel.

Independentemente da cor, estampa ou modelo, a maior preocupação é mesmo com a durabilidade e com o conforto. Um bom jogo de lençol, por exemplo, dura de 5 a 10 anos. Por isso, é melhor comprar menos quantidade mas com mais qualidade. 
Adequar o estilo do enxoval ao estilo do casal é primordial. É importante que os noivos fiquem atentos para não haver conflitos com a decoração da casa. Tudo tem que estar de acordo. O fator inicial da escolha da decoração e do enxoval são as cores, depois o estilo e a qualidade. As cores são divididas em três grupos. O primeiro são os tons pastel, que vão do branco ao marrom e são mais utilizados em decorações neutras e clássicas; o segundo grupo são as cores primárias e suas variantes, como vermelho, laranja, amarelo, azul, etc, que são para dar vida e personalidade à casa; e o terceiro grupo são os tons de cinza até chegar no preto, que dão um toque mais moderno, sóbrio e sofisticado.

Se ainda assim o casal tiver dificuldades na hora de escolher o enxoval, então é entrar em várias lojas e reparar onde os olhos batem primeiro. O casal vai ver que haverão semelhanças naquilo que eles olham de primeira e já gostam. Se são os mais coloridos, os florais, os rendados, os lisos e assim por diante.
Comprar por impulso está entre os equívocos mais comuns. Não adianta se empolgar demais e ir comprando tudo o que gostou, senão você nem vai conseguir ter tempo de parar e harmonizar o enxoval. Pense sempre muito bem antes. Também há alguns itens que costumam ser esquecidos, como protetor de colchão e protetor de travesseiro. Eles são primordiais para a saúde e para a maior durabilidade do colchão e do travesseiro.

Outro erro muito comum acontece na hora da compra do travesseiro. Normalmente, os noivos escolhem o mesmo ou apenas um deles escolhe. O erro está no fato de que nem sempre o mesmo travesseiro é ideal para os dois. É preciso que ambos experimentem e encontrem o seu.

    As dicas finais dos especialistas são: escolha toalhas que combinem com os lençóis para harmonizar a casa, e valorize a sua cama, pois você passa um terço da sua vida nela! 
    (Fonte: http://mulher.uol.com.br/casamento/noticias/redacao/2011/11/10/especialistas-dao-dicas-de-como-montar-o-enxoval-dos-noivos-modernos.htm

    Para te ajudar na escolha do seu enxoval, preparamos um lista de itens essenciais de casamento. Confira:
    • 3 jogos de cama de casal (fronhas, sobre-lençol e lençol com elástico)
    • 1 protetor de colchão
    • 2 colchas
    • 1 edredom
    • 3 jogos de banho (toalha de banho, rosto e piso)
    • 3 toalhas de lavabo
    • 2 pisos avulsos
    • 3 toalhas de mesa
    • 4 jogos americanos
    • 10 panos de prato
    • 2 pegadores de panela
    • 3 panos de chão
    • 3 aventais
    • 3 flanelas


    Nenhum comentário:

    Postar um comentário